Siga
Share fb 13b3858b653460b3542c253f5e59cb7ace29309c9fe7fa7b6dca3e69afe0c94f

Sistema especial de liquidação e de custódia – Selic

Sistema Financeiro Nacional » Estrutura » Sistemas e Câmaras de Liquidação e Custódia » Selic

Links para aprofundamento:

https://www.bcb.gov.br/htms/selic/selicintro.asp

https://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/Selic.asp?IDPAI=SPBLIQTIT

O Selic é o depositário central (Onde ficam armazenados) dos títulos que compõem a dívida pública federal interna de emissão do Tesouro Nacional.

Esse sistema é responsável por processar a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia desses títulos, processar o registro e a liquidação financeira das operações realizadas com esses títulos pelo seu valor bruto e em tempo real, garantindo segurança, agilidade e transparência aos negócios.

Os títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infra-estrutura (Em tese, infelizmente ultimamente esse dinheiro tem ido para o bolso de políticos e empreiteiras).

Por ser um investimento em ativos garantidos pelo governo brasileiro, o risco é considerado muito baixo. Quem aplica nesses títulos também tem a vantagem de escolher a forma como será remunerado e o prazo, com títulos pré ou pós-fixados de curto, médio ou longo prazo. Isso significa que você pode comprar um ativo já sabendo quanto receberá ao fim do investimento, para os pré-fixados; ou comprar um título que atualize o valor a ser pago no fim da aplicação através de índices financeiros de inflação ou juros, para os índices pós-fixados.

 

Títulos Públicos Federais 

Título Nome Tipo Taxa
LTN Tesouro Prefixado Pré-fixado Juros + Principal no Vencimento
NTN-F Tesouro Prefixado com Juros Semestrais Pré-fixado Juros semestrais e Principal no vencimento
LFT Tesouro Selic Pós-fixado Juros + Principal no vencimento
NTN-B Tesouro IPCA + com Juros Semestrais Pós-fixado Juros semestrais e Principal no vencimento
NTN-B Principal
(“Negociada apenas no Tesouro Direto.”)
Tesouro IPCA+ Pós-fixado Juros + Principal no Vencimento

 

Taxa de Juros Selic

É a taxa de juros equivalente à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais em um relativo mês. A Taxa Selic é obtida pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras. A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais.

 

Material de Apoio

Simulado Selic

Próximo Tópico

CETIP S/A

Quero Passar na prova

Receber Emails com material de apoio
Invalid Email