Siga
Share fb 13b3858b653460b3542c253f5e59cb7ace29309c9fe7fa7b6dca3e69afe0c94f

Sistema de Pagamentos Brasileiro

Sistema Financeiro Nacional » Estrutura » Sistemas e Câmaras de Liquidação e Custódia » Sistema de Pagamentos Brasileiro

Referência: https://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/VisaoGeralDoSPB.asp

Conceito

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) é o sistema que processa a liquidação de operações de transferência de fundos, de operações com moeda estrangeira ou com ativos financeiros e valores mobiliários.

É composto por vários sistemas eletrônicos e automatizados visando mitigar o risco sistemico e manter a estabilidade financeira nos mercados financeiros

 

Reforma de 2002

Na reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil em 2002, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. A entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas - STR, em abril de 2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

O STR, operado pelo BCB, é um sistema de liquidação bruta em tempo real onde há a liquidação final de todas as obrigações financeiras no Brasil. São participantes do STR as instituições financeiras, as câmaras de compensação e liquidação e a Secretaria do Tesouro Nacional.

Com esse sistema, o país ingressou no grupo daqueles em que transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional, Além disso, qualquer transferência de fundos entre as contas dos participantes do STR passou a ser condicionada à existência de saldo suficiente de recursos na conta do participante emitente da transferência. 

Quero Passar na prova

Receber Emails com material de apoio
Invalid Email