Sistema Financeiro Nacional » Estrutura » Sistemas e Câmaras de Liquidação e Custódia » Sistema de Pagamentos Brasileiro
Referência: https://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/VisaoGeralDoSPB.asp
Conceito
O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) é o sistema que processa a liquidação de operações de transferência de fundos, de operações com moeda estrangeira ou com ativos financeiros e valores mobiliários.
É composto por vários sistemas eletrônicos e automatizados visando mitigar o risco sistemico e manter a estabilidade financeira nos mercados financeiros
Reforma de 2002
Na reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil em 2002, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. A entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas - STR, em abril de 2002, marca o início de uma nova fase do SPB.
O STR, operado pelo BCB, é um sistema de liquidação bruta em tempo real onde há a liquidação final de todas as obrigações financeiras no Brasil. São participantes do STR as instituições financeiras, as câmaras de compensação e liquidação e a Secretaria do Tesouro Nacional.
Com esse sistema, o país ingressou no grupo daqueles em que transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional, Além disso, qualquer transferência de fundos entre as contas dos participantes do STR passou a ser condicionada à existência de saldo suficiente de recursos na conta do participante emitente da transferência.