Siga
Share fb 13b3858b653460b3542c253f5e59cb7ace29309c9fe7fa7b6dca3e69afe0c94f

Principais Intermediários Financeiros: Conceitos e Atribuições

Sistema Financeiro Nacional » Estrutura » Principais Intermediários Financeiros

1 - Bancos Múltiplos 

Segundo a definição do banco central (https://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bm.asp):

Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público.

 

Importante:

O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento.

O banco múltiplo deve ser organizado sob a forma de sociedade anônima.

O banco múltiplo com carteira comercial pode captar depósitos à vista.

 

2 - Bancos Comerciais 

Segundo a definição do banco central: (https://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp)

Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.

Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima.

 

 

3 - Bancos de Investimento 

Segundo a definição do banco central (https://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bi.asp):

Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos

 

Material de Apoio

Simulado Principais Intermediários Financeiros: Conceitos e Atribuições

 

Próximo tópico

Outros Intermediários ou Auxiliares Financeiros: conceito e atribuições

 

 

Quero Passar na prova

Receber Emails com material de apoio
Invalid Email