Siga
Share fb 13b3858b653460b3542c253f5e59cb7ace29309c9fe7fa7b6dca3e69afe0c94f

Outros Intermediários ou Auxiliares Financeiros: conceito e atribuições

Sistema Financeiro Nacional » Estrutura » Outros Intermediários ou Auxiliares Financeiros: conceito e atribuições

Bolsa: BM&FBovespa

A BM&F BOVESPA (Bolsa de Valores, Mercadorias & Futuros de São Paulo) é a bolsa oficial do Brasil localizada em São Paulo, Brazil. No fim de 2011 possuia uma capitalização de R$2.37 trilhões, se tornando a 13ª maior bolsa de valores no mundo.  Entretanto, devido a crise econômica associada a motivos políticos e a valorização do Dolar frente ao Real sua captalização diminuiu para R$2.21 trilhões no fim de 2015.

No dia 8 de maio de 2008,  a Bovespa ( Bolsa de Valores de São Paulo) e a BM&F (Bolsa de Mercadores e Futuros) se fundiram, criando a BM&FBOVESPA.

O benchmark (índice) da BM&FBOVESPA é o Índice Bovespa, também conhecido como IBOV. O objetivo do Ibovespa é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro. (http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/indices/indices-amplos/indice-bovespa-ibovespa.htm)

A BM&F é uma empresa de capital aberto, portanto suas ações são negociadas na bolsa junto com ações de outras empresas de capital aberto.

Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários: principais funções e Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários: principais funções

Corretora e distribuidora de títulos e valores mobiliários são intermediadoras nos mercados financeiro, cambial e de capitais

A sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários (SCTVM) e a distribuidora de títulos e valores mobiliários (DTVM) atuam nos mercados financeiro e de capitais e no mercado cambial intermediando a negociação de títulos e valores mobiliários entre investidores e tomadores de recursos. 

As corretoras e distribuidoras, na atividade de intermediação, oferecem serviços como plataformas de investimento pela internet (home broker), consultoria financeira, clubes de investimentos, financiamento para compra de ações (conta margem) e administração e custódia de títulos e valores mobiliários dos clientes. Na remuneração pelos serviços, essas instituições podem cobrar comissões e taxas.

As corretoras e as distribuidoras devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. São supervisionadas tanto pelo Banco Central quanto pela Comissão de Valores Mobiliários.

Definição segundo o banco central: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/corretoras_distribuidoras.asp\

Exemplos de corretoras:

 

Próximo Tópico

Sistema especial de liquidação e de custódia – Selic

Quero Passar na prova

Receber Emails com material de apoio
Invalid Email