Siga
Share fb 13b3858b653460b3542c253f5e59cb7ace29309c9fe7fa7b6dca3e69afe0c94f

Função dos Intermediários Financeiros e Definição de Intermediação Financeira

Sistema Financeiro Nacional » Funções básicas

Instituição financeira

Intermediação Financeira é a atividade desenvolvida por instituições financeiras que consiste em transferir recursos dos agentes econômicos superavitários para os agentes econômicos deficitários.

 

Essa é a primeira definição que precisa ser compreendida e absorvida por qualquer pessoa que deseja entender economia. Vamos explica-la de forma simples:

Agentes superavitários são pessoas, ou empresas, ou qualquer entidade que possui dinheiro, e gostariam de gastar mais do que tem no futuro. Para poder gastar mais dinheiro do que eles possuem, eles emprestam esse dinheiro e cobram juros. Com isso eles conseguem gastar mais do que tem, porém não agora, eles precisam gastar no futuro quando recebem de volta o dinheiro com os juros.

Já os agentes deficitários ( a maioria da população :) ) são aquelas pessoas/entidades que não tem dinheiro porém querem gastar agora. E não se importam de pagar mais por isso, porém no futuro.

resumindo:

Agentes superavitários querem gastar mais do que tem, não se importando em não poder gastar agora, somente gastar no futuro

Agentes deficitários querem gastar agora o que não tem, não se importando em pagar mais por isso no futuro

Superavitários emprestam dinheiro aos deficitários

Okay, Sarney! Mas o que que as instituições financeiras tem a ver com isso?

Bem, qualquer um que já emprestou dinheiro para "amigo" sabe como é complicado né? O cara de repente some, não atende ligação, só dá perdida.

Se emprestar dinheiro para amigo já é complicado, imagine emprestar para desconhecido? É aí que entra o papel fundamental das:

 

 Instituições Financeiras

 

As instuições financeiras, pegam dinheiro emprestado dos Agentes superavitários, e emprestam esse dinheiro cobrando um juros maior dos Agentes deficitários.

O grande lance, é que as instituições financeiras possuem instrumentos que as permitem emprestar dinheiro mitigando o risco envolvido. Elas fazem uma avaliação do cliente antes de emprestar ( quanto maior o nível de caloticidade avaliado pelo banco, maior o juros que o pobre coitado terá de pagar ).

E além disso, ao executar milhares de operações como esta, elas podem se dar ao luxo de receber um calote em uma pequena porcentagem dos empréstimos.

Essas operações de pegar dinheiro emprestado e emprestar dinheiro são a famosa atividade de Intermediação Financeira.  Agora fica simples entender que

Intermediação Financeira é a atividade desenvolvida por instituições financeiras que consiste em transferir recursos dos agentes econômicos superavitários para os agentes econômicos deficitários.

 

Não se esqueça de fazer o simulado sobre os Intermediários Financeiros e Definição de Intermediação Financeira

Próximo Tópico: CMN - Conselho Monetário Nacional

 

Se ficar alguma dúvida por favor, postar nos comentários que responderei com prazer. Sucesso e boa prova!

 

Quero Passar na prova

Receber Emails com material de apoio
Invalid Email